Casais

Pr. Silas e Pr, Cida São Responsáveis Pelo Ministério de Casais e Família na Igreja, Sempre Realizando Palestras aonde há Edificações para seus Obreiros e Membros.

“Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”. Marcos 10:6-9

Aqui está o fundamento da existência da família. Há quantos anos foi escrita a bíblia? Há milhares de anos, não é? Deus já instituía e protegia a família antes mesmo de serem criadas as leis humanas sobre ela.

Responda rápido:

Família é importante?
Ou para você tanto faz… Você vive bem sem ela?
Pai e mãe, o que eles significam para você? E irmãos?
Ao pensar nestas pessoas, você sente felicidade ou uma tremenda angústia?
Então me responda novamente, família é importante na vida de um ser humano?
Claro que sim! Se você foi criado numa família bem estruturada e teve fundamentos sólidos e cristãos, éticos e morais, tenho certeza que você se orgulha de sua família e pensa nela com amor e carinho. Mas se não foi desse jeito, se você veio de uma família complicada e desestruturada, você pensa nela com sentimentos escusos, com tristeza e, com certeza, em consequência disso você carrega traumas e dores que te machucam e interferem negativamente na sua vida, não é? Que tipo de família você pensa em dar aos seus filhos? A mesma que você teve?

A importância da família para a igreja

Viu só como família é importante para qualquer ser humano? É ela que influencia na formação e no caráter de cada pessoa, é ela que dá base para que a criança seja introduzida na sociedade e se adapte bem nela. O papel dos pais é importantíssimo numa família! Enfim, o casal, representado pelo pai e pela mãe, exerce um papel fundamental e decisivo na existência de cada ser humano. Por isso é de suma importância que as igrejas trabalhem e deem suporte às famílias. Cada família representa um pilar da igreja! Afinal, a igreja é uma grande família, não é? Não somos todos irmãos unidos pelo sangue de Cristo? E como trabalhar com as famílias?

Leia também:

Como criar uma equipe de casais
Dicas para encontro de casais
Temas para encontro de casais evangélicos
É simples, as igrejas devem trabalhar e investir nas equipes de crianças, jovens , experientes e também de casais. O meu propósito aqui está voltado ao trabalho com casais e é nisto que focarei o estudo.

A igreja é o nosso lar:
“Alegrei-me quando me disseram , vamos à casa do Senhor!”(Salmos 122-1).

Ela deve investir naquilo que mais o diabo intenciona destruir: a criação de Deus, o homem! E o homem é fruto de uma família! O homem é fruto da união de um casal e é educado e instruído dentro desta família onde foi gerado. Por isso a família é um grande alvo de satanás!

Por que tantos lares destruídos?
Por que tantos jovens nas drogas?
Por que tantos homicídios nas famílias?
Por que tanta pedofilia?
Por que o mundo agora investe e até incentiva lares alternativos, formados por pares gays?
Por que tantas jovens meninas de 10 a 12 anos já não são mais virgens e muitas até já são mães nesta idade?
Por que tanto assalto?
Tantas quadrilhas?

Cristianismo e família

Sei que temos muitos e muitos porquês, mas vamos deixá-los em nossas mentes e passar para ação, fazer a diferença, lutar contra esta maré de ataques em massa que satanás vem trabalhando e vamos nos posicionar para contra-atacar, pois sabemos de uma só coisa: Quem será contra nós se Deus é por nós? (Rom 8.31). E com Cristo a certeza da vitória é que nos garante o sucesso dessa operação. Por isso igreja, uni-vos e trabalhemos todos juntos no firme propósito de ajudar os lares cristãos e se fortalecerem em todos os sentidos, nos seus relacionamentos íntimos (sem tabus e falsos dogmas), na criação e educação de seus filhos, no seu papel dentro da igreja (são pilares) e na sociedade, nos seus trabalhos, no relacionamento com parentes e amigos, enfim em tudo o que cerca a vida de um casal.

A família precisa da proteção e sustentação de valores divinos, por isso o papel fundamental da igreja é decisivo nesta hora: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.5).

Dicas para líderes de casais
A liderança da igreja deve, e precisa, urgentemente estar voltada às necessidades das famílias e precisa estar preparada para abraçá-la, apoiá-la e ajudá-la em todos os momentos que preciso for.

Em primeiro lugar devem orar para que Deus lhes revele alguns casais (o número depende do tamanho de sua igreja) que podem estar na liderança encabeçando este trabalho.

Casais que possam espelhar uma sólida vida cristã, “imitadores de Cristo, como filhos amados” (Efe 5.1), que não sejam cúmplices nas obras infrutíferas, sujeitando-se sempre um ao outro no temor de Cristo. Homens e mulheres segundo Efésios 5.22:31, mulheres submissas ao seu marido, homens que se põem como cabeça do lar e que amam verdadeiramente suas mulheres.

Escolhida a liderança do grupo de casais, estes devem planejar e colocar no papel as atividades e palestras e tudo mais que pretendem desenvolver nesta empreitada. Devem reservar dia e hora para as reuniões com os casais da igreja e adequar sua agenda com a agenda dos pastores. O grupo deve aceitar casais casados e aqueles que convivem em união concubinária também, se esmerando no propósito de realizar casamentos destes últimos. Casais noivos também podem fazer parte, pois é um ótimo incentivo à doutrina da família cristã, que já se prepara antes mesmo de começar.