Ensino

Pois bem, como a Teologia não é restrita ao domínio do pensamento religioso e ou do sagrado, abrange o campo de seu significado para a evolução cultural, a vida intelectual e interpessoal, destacando as várias dimensões da vida, como: a história; a natureza; a inviolabilidade da vida; o respeito; a ética; os direitos humanos; a doutrina de Deus; o estudo do sagrado.

Como se trata de um estudo amplo, apresenta também várias funções a depender do campo de atuação, a saber:
- Desenvolver a totalidade dos ensinamentos religiosos dogmático ou doutrina da fé;
- Interpretar a existência do homem no mundo e determinar as normas, ética para desenvolver suas ações no mundo diante de seu semelhante e das instituições sociais;
- Assim como, orientar a doutrina da criação, da revelação do transcendente e refletir sobre a visão de mundo.

Doutrina de Deus no antigo e novo testamento
A teologia enfoca também a doutrina de Deus. Agora vamos falar um pouco acerca dessa doutrina no Antigo e Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

A definição de doutrina pode ser descrita como um conjunto de princípios de uma escola, filosófica ou literária, um sistema político ou dogmas de uma religião. Relaciona-se também a objeto de ensino que pode ser disseminado de várias formas.

Disse Deus: haja luz; e houve luz. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

A Palavra de Deus pode também ser aplicada de forma pessoal ou para a coletividade. Na Bíblia podemos encontrar algumas referências, como:

Escrito em Gênesis 2:16-17 “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Outro momento em que a fala de Deus é imperativa apresenta-se no livro de Êxodo 20: 1-4:

Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há encima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Exemplos assim não se encontra somente no Velho Testamento, mais também no Novo testamento, como escrito no livro de Hebreus capítulo 1 versículos 2 e 3:

Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.

Como referido em Efésios capítulo 4:14 “Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

A doutrina que vem de Deus, santifica o homem, na Sua palavra, que instrui o homem a seguir e obedecer a Deus. Essa doutrina orienta a humanidade para que não se deixe levar por falsas doutrinas.

Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.